(Por Dr. João Domingos)
(Foto:Reprodução/Olhardigital)
O jogo das eliminatórias entre Brasil e Argentina mostrou ao mundo o pouco caso da Argentina com o regramento legal vigente no Brasil. A Argentina saiu de campo e não quis continuar a partida. Messi inclusive protestou: “Por que não autuaram antes?” Mas esqueceu de dizer que foram avisados antes da partida sim e que não existe equipe de policiamento para acompanhar esse tipo de evento. Por questões de respeito e achando que haveria reciprocidade, a ANVISA informou à delegação que os 04 (o goleiro Emiliano Martinez, os meia Emiliano Buendia e Giovani Lo Celso e o zagueiro Cristian Romero) não poderiam participar da partida e aguardou o pleno cumprimento da Argentina por uma questão de cortesia. Entendeu a Anvisa que não precisava de ‘policiar essa ordem’. Esses quatro atuam na Inglaterra e de lá vieram apesar de terem escondido isso de forma fraudulenta.
A bola já estava rolando e o jogo foi paralisado com seis minutos de partida. Em protesto e para se fingir de vitima a seleção argentina saiu de campo por ordem do seu técnico. Em todo momento as provas indicam que os quatro jogadores da Argentina sabiam através da ANVISA de que não poderiam seguir para o jogo. Eles tiveram orientação para permanecer isolados para aguardar a deportação. Mas não foi cumprido. Eles se deslocam até o estádio, entraram em campo e ficou clara a intenção de burlar a ordem da ANVISA.
Ficou claro o tempo todo que a ANVISA fez a coisa certa. Estava amparada por uma portaria de nº 655, de 23 de junho de 2021, que estabelece regras para a entrada de estrangeiros no Brasil durante a pandemia de Covid-19, e diz o seguinte:
- 7º O viajante que se enquadre no disposto no art. 3º, com origem ou histórico de passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, pela República da África do Sul e pela República da Índia nos últimos quatorze dias, ao ingressar no território brasileiro, deverá permanecer em quarentena por quatorze dias.
(Foto:Reprodução/Olhardigital)
Oras, não pode a seleção argentina reclamar de falta de orientação. Tanto sabiam que burlaram a documentação na chegada ao Brasil em relação aos 04 jogadores que vieram do Reino Unido. Acabaram com isso dando um enorme vexame ao mundo do futebol e corre o risco de perderem os pontos da partida se a FIFA entender que não deve ser considerado os minutos jogados em função da irregularidade.
Este conteúdo é uma produção exclusiva com direitos do autor do texto, favor não reproduzir o conteúdo de forma indevida.