Foto: Alago/Divulgação
(Por Com informações de Gabriela Speziali, Rádio Itatiaia-MG)
Em entrevista à reportagem da Rádio Itatiaia, o Diretor de Assuntos Técnicos e Jurídicos do Senado, Alexandre Silveira confirmou que, na sexta-feira, haverá uma reunião em Alfenas, no Sul de Minas, convocada pela Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas) para debater a situação da região.
De acordo com Silveira, a reunião contará com a presença dos presidentes de Furnas, da Eletrobras e de parlamentares da bancada mineira.
“Queremos cobrar, de forma contundente e vigorosa, uma resposta das autoridades, tanto de energia quanto das autoridades hídricas, no caso, a Agência Nacional de Águas. O Lago de Furnas, hoje, não é um lago exclusivo pra gerar energia, lá é uma represa de multiuso, onde as pessoas dependem dela. Os pescadores dependem muito para sustentar as suas famílias, o turismo de uma região importante de Minas Gerais quiçá de todo o estado. É muito dependente de Furnas. É uma importante fonte da economia mineira, até pra poder utilizar na própria saúde, as balsas estão sem condições de navegabilidade, muitas muito antigas e a gente pode, de forma bem clara, dizer que há um desprezo do setor energético com a lógica de que a água não representa só geração de energia, representa muito mais do que isso. Representa vida, vigor e até autoestima dos mineiros”, concluiu.
(Fonte:itatiaia.com.br)