Foto: LiuNunes/Redessociais
O Sebrae Minas promove, nos dias 27 e 28 de julho, o seminário internacional de turismo religioso na cidade de Itambacuri, no Vale do Mucuri. O tema do evento é: “Fé e devoção pelos caminhos de Minas”. As inscrições são gratuitas.
Durante os dois dias do evento, o Santuário Nossa Senhora dos Anjos vai receber especialistas nacionais e internacionais para discutir sobre o desenvolvimento de destinos turísticos que envolvem a fé e a peregrinação.
Faça a sua inscrição aqui.
O horário da programação é de 13h às 18h30 (dia 27) e 13h30 às 17h30 (dia 28) e inclui a palestra magna no dia 27 de julho, às 14h, com o Frei Arles Dias de Jesus, ministro provincial dos Frades Menores Capuchinhos.
Em sua apresentação, o religioso vai falar sobre os 150 anos da presença franciscana no Vale do Mucuri e como o turismo religioso contribui, de forma significativa, para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região. “Os santuários confiados à nossa ordem são centros de evangelização e de devoção, com destaque à realização de ações de solidariedade oferecidas aos menos favorecidos”, afirma Frei Arles.
Haverá ainda o painel “Turismo religioso e rotas peregrinas – Um fenômeno global de desenvolvimento integrado”, com participação do gerente da Regional Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas, Rogério Nunes, que vai falar sobre as ações do Sebrae Minas no apoio e estímulo ao turismo religioso na região que deu origem a formatação da Rota Turística Caminhos Franciscanos.
Também participam do painel representantes da Câmara Paraguaia de Turismo das Missões Jesuíticas e da Associação dos Amigos do Caminho da Fé.
No dia 28 de julho, às 14h, a discussão será sobre “A fé que move o turismo: promoção e comercialização turística no Brasil”, com a presença da consultora e jornalista Isabella Ricci, e do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Peter Mangabeiras. Em seguida, será apresentado o painel “Espiritualidade, diversidade e identidade – O diálogo ecumênico como valor para o turismo”.
O Seminário Internacional de Turismo Religioso é uma realização do Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Itambacuri, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e das paróquias de Nossa Senhora dos Anjos e São Francisco de Assis.
O evento ainda tem o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Prefeitura de Teófilo Otoni, Sindcomércio de Teófilo Otoni e CDL de Itambacuri.
Programação:
27 de julho
- 12h às 13h: Credenciamento
- 13h: Solenidade de Abertura
- 14h: Palestra Magna “Uma Missão de Fé da Itália ao Brasil – 150 Anos da Presença Franciscana no Vale do Mucuri”, com frei Arles Dias de Jesus, ministro provincial dos Frades Menores Capuchinhos (RJ e ES)
- 15h: Intervalo
- 15h30: Painel “Turismo Religioso e Rotas Peregrinas – Um fenômeno global de desenvolvimento integrado”, incluindo os temas “Rota Jesuítica Internacional”, com Beatriz Areválo, da Câmara Paraguaya de Turismo de las Misiones Jesuíticas; “Caminho da Fé”, com Camila Basso Teixeira, da Associação dos Amigos do Caminho da Fé; e “Caminhos Franciscanos”, com Rogério Nunes, gerente da Regional Vales do Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas
- 17h às 18h30: Painel “Destinos da fé e devoção – Desafios e oportunidades para os destinos de turismo religioso na atualidade”, incluindo tópicos sobre o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, com padre Wagner Calegário de Souza (Caeté/MG); e o Parque Religioso Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, com Paulo Roberto Ribeiro, secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Ituporanga (SC); a mediação será de Frei Eduardo Melo, do Santuário Nossa Senhora dos Anjos (Itambacuri/MG).
-
28 de julho
- 13h30: Apresentação do Coral Canta Cultura de Itambacuri
- 14h: Painel “A Fé que move o Turismo: promoção e comercialização turística no Brasil”, com participações de Peter Mangabeiras, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), e da consultora e jornalista, Isabella Ricci.
- 15h30: Intervalo
- 16h: Painel “Espiritualidade, Diversidade e Identidade – O diálogo ecumênico como valor para o turismo”, com as participações do pastor Joel Francisco Dacothe Jr, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Teófilo Otoni/ MG), e do pastor Jonas Boaventura (Anápolis/GO); mediação do padre Honório José Siqueira, da Paróquia São Francisco de Assis (Teófilo Otoni/MG)
- 17h30: Encerramento
Fonte:g1ValesdeMinas