Cruzeiro decidirá vaga nas semifinais do Mineiro na última rodada; confira os cenários

Vitória classifica a Raposa; veja o que acontece em caso de empate ou derrota
Por Fábio Rocha
Com a derrota para o Pouso Alegre, no Sul de Minas, o Cruzeiro desperdiçou a chance de obter a classificação para as semifinais do Campeonato Mineiro com uma rodada de antecedência. Agora, a Raposa jogou a decisão para a última partida da primeira fase, que será contra o Patrocinense, domingo, às 16h, no Mineirão.
Marcelo Moreno deverá ser titular contra Patrocinense, já que Sóbis terá que cumprir suspensão.
Vale ressaltar que o Patrocinense chega à última rodada sem nenhuma aspiração no Mineiro. Na 10ª posição, com dez pontos, a equipe não corre mais risco de rebaixamento e não tem mais chances de disputar o Troféu Inconfidência, pois não alcança a oitava colocação por ter duas vitórias a menos que o Athletic, que soma 13 pontos.
Vitória
Na terceira posição, com 17 pontos, o Cruzeiro se classifica com uma vitória simples. Desta forma, a Raposa não dependeria de outros resultados para voltar às semifinais do Mineiro após ficar de fora no ano passado.
Empate
Agora, se empatar, o time celeste terá que torcer por tropeços de três dos quatro adversários que lutam pelas duas vagas restantes no G4: Tombense (17 pontos), URT (16), Pouso Alegre (15) e Caldense (15).
Caso empate diante do Patrocinense, o Cruzeiro iria a 18 pontos e teria que torcer pela igualdade entre Tombense e Pouso Alegre, que se enfrentam em Tombos, além de “secar” Caldense ou URT. Uma das duas equipes que não poderia vencer – no caso da Veterana, o triunfo precisaria ser de pelo menos quatro gols de diferença.
CONFIRA A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO MINEIRO
A Caldense pega o Boa Esporte, já rebaixado, em Varginha. Se vencer e o Cruzeiro empatar, a equipe de Poços de Caldas alcançaria a mesma pontuação, mas precisaria tirar a vantagem celeste no saldo de gols, que atualmente é de 4 contra 0.
Já a URT recebe o América, segundo colocado com 19 pontos e já garantido nas semifinais.
Derrota
A derrota para o Patrocinense traz para o Cruzeiro um cenário muito mais dramático. Isso porque, com o confronto direto entre Tombense e Pouso Alegre, qualquer placar em Tombos faria o time celeste cair para o quarto lugar. Assim, a Raposa teria que torcer para que URT ou Caldense não vença seus duelos.
Empate da URT diante do América deixaria a equipe de Patos de Minas com a mesma pontuação do Cruzeiro e o mesmo número de vitórias. Mas a Raposa levaria vantagem por ter melhor saldo de gols: 4 contra -3. A não ser que o time celeste fosse goleado pelo Patrocinense no Mineirão, algo quase improvável.

(Fonte:.Itatiaia.com.br/Cruzeiro)

COMPARTILHAR